Lá vem ela: A Primavera!


Estamos próximos da estação mais florida do ano! Na primavera, as folhagens estão se desenvolvendo, as raízes se fortalecendo e muitas flores brotando. É o momento ideal para fazer uma cuidadosa manutenção em seu jardim. Mas para isso, é preciso ficar atento a alguns detalhes, conforme explica o paisagista Igor Tronquin:

  • Os ciclos das regas mudam bastante. É necessário ter precisão na irrigação, não deixar o solo secar e não encharcá-lo com regas muito frequentes. A dica é colocar o dedo na terra, se ela ainda estiver úmida não há necessidade de nova rega. Deve-se também escolher um horário com temperatura mais amena para isso.

  • É fundamental intensificar o cuidado com o solo. Na Primavera é o melhor momento para corrigir o PH do solo e realizar adubações mensais. Na hora de escolher os adubos privilegie os orgânicos, com mais fósforo para floríferas e frutíferas e com mais nitrogénio e potássio para as demais.

  • Os gramados precisam de atenção especial! É necessário realizar a aeração para descompactação do solo e uma adubação química com níveis equilibrados de nitrogênio, fósforo e potássio. O uso de terra preta como cobertura no gramado é desaconselhável, pois traz ervas daninhas, que sufocam a grama e elevam a acidez do solo.

  • Podas são fundamentais para o desenvolvimento e o crescimento saudável das plantas. Atenção: somente faça podas após o fim da floração/frutificação.

  • Como é uma época de buscar novas mudas para os espaços verdes, escolha as de boa procedência, além de cuidar para adquirir somente espécies que já estejam “curadas” nos vasos. Prefira mudas do campo à mudas de estufas.

  • O re-envasamento deve ser feito para plantas que estejam grandes para os vasos ou para as que estão a mais de dois anos plantadas no mesmo vaso. Uma limpeza nas raízes mais velhas é importante antes do novo plantio. Use substrato de boa qualidade e não esqueça da drenagem dos vasos.

  • Tenha um cuidado especial com as ervas daninhas, que também aproveitam os benefícios da primavera para se desenvolveram exponencialmente. Fazer uma retirada manual e o usar corretamente herbicidas são tarefas fundamentais para um jardim livre delas.

E você, já pensou em como irá aproveitar este período tão fértil para deixar o seu espaço verde mais bonito?

Nós podemos te ajudar a deixar o seu espaço da maneira como você sempre sonhou. Fale conosco!

Posts Em Destaque
Posts Recentes