Jardins Perfumados


Um jardim é bonito se bem planejado. Ele é capaz de encantar a todos que o admiram. Porém, um jardim lembrado para sempre é o que possui um recanto inesquecível. Um jardim com plantas perfumadas, folhas e flores é algo muito especial.


Perfumes agradáveis trazem lembranças de lugares, de viagens, de momentos, pois estão ligados à nossa memória emocional. Esses aromas podem ter diferentes intensidades: fraco, médio e forte. O perfume no jardim estimula os sentidos de quem o visita e torna o ambiente agradável. Além disso, o melhor é que a maioria das plantas perfumadas não são atacadas por pragas de jardim.


Os perfumes são compostos liberados pelo metabolismo dos vegetais. A função é atrair pássaros e insetos que ajudarão na polinização. As plantas que florescem à noite possuem geralmente um forte aroma e atraem animais de pouco estímulo visual como morcegos e mariposas.



A combinação de plantas que exalam perfume merece muita atenção na hora de projetar, tanto em relação ao horário de maior aroma como pelo porte da planta. “A Gârdenia exala o perfume durante o dia, nas horas de sol mais forte, já a dama da noite exala o perfume depois que o sol se põe, por isso cada ambiente precisa ser estudado e planejado para explorar a melhor combinação de aromas. Também é necessário atenção ao porte da planta quando adulta para que exista harmonia entre elas e as demais plantas do jardim. É preciso escolher a quantidade de plantas e coloca-las em locais estratégicos, para aproveitar ao máximo o benefício que elas proporcionam”. Explica o Paisagista Igor Tronquin


Existe uma grande variedade de plantas com Aroma. Com aroma na raiz temos como exemplo o açafrão da terra, íris, a raiz forte. Com aroma no caule o Sândalo, Canela. Nas folhas o coentro, manjericão, alecrim, capim limão, eucalipto. Nas flores, as rosas, jasmins, madre silva, lavanda, manacá, gardênia. No fruto a baunilha.


Em espaços menores a dica é usar no máximo duas espécies aromáticas que floresçam em épocas diferentes. Já para espaços maiores os cuidados precisam ocorrer para ter o espaçamento de plantio suficiente para que não tenha uma mistura de aromas, assim como o cuidado com o plantio próximo a janelas de dormitórios.


Quer ter um jardim incrível aromatizado? Busque ajuda profissional. Nós planejamos e executamos projetos de acordo com seu espaço e orçamento.


Fale conosco!

Posts Em Destaque
Posts Recentes